quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia da Poesia


No último dia 14 foi. Hoje também é. Em 20 de outubro ainda será. E mais dias virão...


Enquanto o mundo não decide o dia
Aqui no Sete Ramos se decreta
Que toda noite é noite de poesia
E todo dia é dia do poeta.


Selecionei nos meus escritos e comentários poemas sobre poetas, poetisas e poesias. E roubei alguns feitos por amigos. É a arte lírica praticando egoisticamente o louvor em boca própria...


POEMINHA TETRASSILÁBICO
(feito especialmente para hoje)
Que hajam mais dias
De poesias,
De harmonias
Celestiais;
E seja o verso
Sempre disperso
No universo;
Preso, jamais!


SONETO EM REDONDILHAS MAIORES
(também inédito)
Não sei se nasci poeta
Ou se poeta me tornei;
Mas sei que uma coisa é certa:
Como poeta morrerei.

Não pretendo ser Neruda,
Pessoa ou Quintana, não.
Minha língua fica muda
Frente a esse Panteão.

Mas quando rio e converso
Numa roda de amigos
Na mesa do botequim,

Destrambelha-se-me o verso,
Canto os novos e os antigos
Dos amores que há em mim.


TROVA IMPROMPTU
(para Carla)

Teu poema é como a vida
"Impromptu" que se improvisa
Numa infinita lida
Nos teus versos, poetisa...


TROVA
(mais uma para a ocasião)
Poeta é gente que é cega
Às realidades da vida;
Qualquer fronteira renega,
Qualquer entrada é saída.


DÉCADA UNDECASSILÁBICA
(para Cecília)
Poetisa, poetisa, não te esqueças
Que amores tão perfeitos não existem;
Mesmo as flores que os nomeiam não subsistem,
Não transformes em pedra teu coração;
Sabe que, quando assim mesmo não mereças
O Amor te chegará, sem que o impeças,
E o mereces, sim! Vive essa paixão.
E teu voo que seria metafórico
Deixará então um rastro meteórico
No céu claro deste teu novo verão!


POEMINHA MILENAR
(Arremedo - por Milene Lima)
Quisera eu ter um poema
Torto, forte e vermelho
Em rimas, versos pequenos
Cantado em frente ao espelho

Versos que sejam só meus
E de quem mais os quisesse
Paridos em becos e breus
Sentidos feito uma prece

Em gritos fortes, o amor
Beijos de morte, agonia
Olhando os olhos da dor
Vingou, valente, poesia!


ALEXANDRINOS
(para Regilene)
O teu Oásis inda vive, poetisa,
No Espaço próprio, onde o levou seu Criador;
De lá provém a inspiração, como uma brisa,
Que a ti sussurra tão belos versos de amor!


HERÓICOS
(para Marcia)
Sagrada é a loucura dos poetas
Que ofusca a luz fria da razão
E junta-se à demência dos profetas
Em resposta à voz do coração!


MAIS ALEXANDRINOS
(para Marilene)
Esta voz tua, inda que presa, é liberdade,
E este teu grito, mesmo rouco, é rebelião;
A tua boca é a fonte pura da verdade,
Teu verso humilde, porém belo, é inspiração.


VERSOS SOLTOS
(para Cecília)
Busco-te sempre, oceano, e te encontro
nas rimas e não rimas de teus poemas,
na música que exalas de teus cabelos
no aroma silencioso de tuas palavras,
longe de ti, na escuridão,
perto de ti, na ternura,
dentro de ti, na luz.


SEXTILHA EM REDONDILHAS
(para Débora)
Onde estavas Tu, menina,
Agridoce dançarina,
Quando o barco naufragou?
Presa dentro da magia,
Poetando a poesia,
Que a vida te ensinou!


QUINTETO ALEXANDRINO
(para Milla)
Ser poeta é nunca ser indiferente
Às horas de alegria, às horas de tristeza,
À chama da paixão, ao brilho da beleza,
Aos versos que nos dás em sua singeleza;
É ser, enfim, como és tu, Milla: ser gente!


DUAS QUADRINHAS EM DUAS RIMAS
(para Marilene)
Poesia é a linguagem
Do amor e da paixão;
É mais que fala - é imagem,
Não carece tradução.

E quem acha que é bobagem
E não entende a canção,
Ou é surdo à mensagem
Ou cego do coração.


LIBERDADE POÉTICA
(para Marilene)
Sim, podes ser vendaval e furacão,
Mas quero-te brisa.
Podes ser sol ardente no verão,
Mas prefiro-te poentes vermelhos.
Serás, às vezes, lua de sangue,
Mas vejo-te luar de prata entre estrelas e vagalumes.
Tu pagaste o preço do resgate às emoções,
E as submeteste à pena de tua poesia,
E tomaste-me como vassalo e carcereiro,
Mas não como verdugo ou carrasco,
Pois eu as amo - às tuas emoções.


SONETO EM REDONDILHAS
(para Cecília)
Quando tiveres chegado
Aos confins do Universo
Envia de lá um recado:
Diz se há espaço pra verso;

Pois se o oceano lá cabe
Com todos os teus lindos sonhos,
Haverá lugar, quem sabe,
Para meus versos tristonhos.

Talvez, num dia distante,
Chegue o mágico instante
Que o Destino prometeu;

E cada azul teu sonhado
Será cantado e encantado
Por um verso alegre meu.


NOVE MILENARES
(para Milene)
Amiga minha, eu te amo
Neste amor que nunca morre;
E o Quintana me socorre
Nesses versos que declamo;
E se em crônicas cantares
Este belo quintanear
Serão versos Milenares
Com sabor de Quintanares,
Em poesia milenar!


QUATRO TERCETOS EM UMA SÓ RIMA
(para Milene)
Milene, estes teus cantares
Não são, Milene, cantares:
São, Milene, milenares.

E tu, Bandeira, se ousares
E, Quintana, reclamares,
Ouçam dela os declamares...

São brisas mornas nos ares,
São ondas quietas nos mares,
São, amigos, milenares!

Se tu, Bandeira, empacares
Teimando em seus quintanares,
Eu elejo os milenares!


TROVA PARA UMA MULHER-POESIA
(para Denise)
Tu dizes não ser poeta
Mas não te fuja a alegria:
Tu és a musa completa,
Tu és a própria Poesia.



E para arrematar...
TROVA PARA CANTAR TROVAS
(comentário da Milla às trovas do Sete Ramos)
Cantas o amor plenamente
Com firmeza e doçura.
Há que se cantar, somente,
A felicidade pura!



Niterói, março de 2012
Rodolfo Barcellos

20 comentários:

  1. Fico boba, um pouco mais do que já sou, com tanta doçura vinda deste homem. Por que ainda me surpreendo se é apenas desse jeito ímpar que ele sabe ser?

    Amei ler aí o meu arremedo, os meus milenares projetos, o teu carinho escandaloso.

    Amei tanto verso por aqui, de tanta gente com a emoção na ponta do lápis. Que bacaninha!

    Beijo, mil e um deles, meu querido Rodolfo Barcellos.

    ResponderExcluir
  2. penso onde estaria sem a rima sem a palavra que me cerca e me deixa em paz. estaria mais solitaria,
    gracas a ela sou mais alma.

    bjuuu adoro te ler

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu maracujá de gaveta!
    Fico feliz por te ver assim sempre exaltando suas amadas...
    P*A*R*A*B*E*N*S
    Deus te faça sempre essa figura inesquecível no mundo da poesia...
    bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Barcelos,
    Como Virgílio conduzindo Dante, você nos conduz ao lirismo e suas nuances com maestria só encontrável em cabeças iluminadas como a sua. Gostei muito. Parabéns, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Ah, gostei de todas, nem tenho palavras pra dizer qual é a mais apaixonante.
    Escolheste bem e essa homenagem que fazes é merecida* *
    Parabéns poeta!
    "Cantas o amor plenamente, com firmeza e doçura...
    Há que se cantar somente,
    A Felicidade pura!* *
    Excelente comentário da Milla.
    Abração para todos os poetas e poetisas* que nos encantam tanto!
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Barcellos, eu adorei todas as poesias, foram escolhidas 'a dedo" por ti; essas pessoas homenageadas estão poetizando ou com muita inspiração* ...
    Salve todos os poetas e poetizas, é muito bom lê-los, e pra ti "O poeta de Sete Ramos de Oliveira" :
    O MEU AGRADECIMENTO PELAS LINDAS POESIAS COMPARTILHADAS ...
    Amei!
    Ah, essa moça que comentou acima é minha irmã, a Grazi, ela não usa o blog dela, mas teve vontade c de comentar para homenagear vocês...Poetas**
    Beijão, bom dia/tarde*
    Mery*

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sem palavras...
    Que ternura de post, que homenagem à poesia e às poetas!
    Que talento o seu ...
    Tu és a poesia!
    Com admiração deixo um beijo

    ResponderExcluir
  8. Rodolfo, você me encanta... não tenho palavras para demonstar a gratidão por ter encontrado você neste caminho da poesia, onde podemos sonhar e viajar nas asas das palavras onde os sentimentos puros, como a amizade, florescem em nós.

    Um grande bem-haja.
    beijinho
    cvb

    ResponderExcluir
  9. O Poeta é um fingidor,
    finge tão completamente que chega a
    fingir que é dor a dor que deveras sente .
    *Fernando Pessoa*
    Um Feliz Dia Internacional Da Poesia
    Creio Que Existe Em Todos Nos Um
    Cantinho De Poetar No Coração.
    Mais Esse Dom Não Foi Dado
    A Todos.
    Um Abraço Carinhoso Pelo
    Dia Internacional Do Poeta.
    De Um Dia Tão Importante Para Todos Nos.
    Tem Um Mimo Na Postagem .
    Caso Gostar Foi Feito Com
    Muito Carinho.
    Beijos e Beijos.
    Evanir.
    Amigo não da pra sair sem comentar
    menino que coisa mais linda !!!
    Aqui não faltou talento raramente se lê algo parecido mais nunca igual a esse .

    ResponderExcluir
  10. Olá, R.R. Barcellos,
    Falou tudo sobre o Dia da Poesia!
    Parabéns pela seleção dos fragmentos de Poemas. Todos Belos, todos trazem magia à leitura...
    Abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  11. Mago querido, ainda preciso te contar do encantamento que me causam estes versos todos, em tantas formas diferentes?

    Destrambelham-te os versos, disto sabemos - e aplaudimos pq somos nós que bebemos teu derramamento de versos, rimas e trovas...falando nisso, a poesia veio visitar o poeta, agradecida e encantada com tudo que vc representa, Rodolfo - sabendo que demora, mas morrerá Poeta!

    Um beijo cheinho de carinho, meu nobre Poeta!

    ResponderExcluir
  12. Eu não sei se há um dia
    para se comemorar
    Todo dia é poesia
    tudo é pra se versejar...

    Parabéns pela belissima página, meu amigo. Infelizmente, ontem, o dia da poesia, não foi possível me conectar, por falta de sinal da Net. Venho hj trazer meu abraço carinhoso e dizer que estou com saudades disso td aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. O que dizer, se o coração bate forte e engole as palavras, que sairiam aos borbotões, tamanha a delícia de saborear seus versos? O que dizer, se o sentir me impõe o silêncio, para comemorar, com egoísmo, seus comentários encantadores?
    Nasceu poeta! E a vida lhe deu essa sabedoria, que sabe usar com especial sensibilidade.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. RR caríssimo, vc poderia me fazer um favor?

    Publique uma coletânea de comentários, to esperando tá? rs
    Já pensou:

    " MÁGICAS DE PIRLIMPIMPIM"

    uma coletânea que saiu da cartola do Mago RR!
    Pode começar com esta blogada, certo?

    UIA!!
    Êta que ia ser do balacubaco. rs

    bacios

    ResponderExcluir
  15. Então parabéns procê diariamente! Mandei imeio para Mi e vc...concurso novos poetas 2012. Para mim vc já o é...faz tempo!
    Beijuuss, Bruxo amado, n.a.

    ResponderExcluir
  16. Um encanto de blogagem, poeta!

    Homenagem linda!

    Seus comentários sempre chamam a atenção pela originalidade poética.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Cada verso..cada poema...cada estrofe é uma jóia rara saida não da razão...mas sim da emoção...

    Minha admiração sempre....

    ResponderExcluir
  18. Meu amigo!

    E nao importa o dia, a poesia de tao linda faz cantar a nossa alma!

    Parabens pelos lindos versos que me fizeram viajar!

    Beijos de sua fã!

    ResponderExcluir
  19. Lindo demaisssssssssssrsss! Obrigada pela amizade!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Lindoooooooooooooooooooooooo!!!
    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir